Alimentos que não podem faltar para quem é ansioso
Se você se sente ansioso com frequência, tem crises de ansiedade ou mesmo já foi diagnosticado com o transtorno de ansiedade, saiba que a sua alimentação pode estar relacionada.
A ansiedade aflige cada vez mais brasileiros, para ajudar no controle da ansiedade, deve-se aumentar o consumo dos seguintes alimentos:
- Alimentos ricos em Omega3: importante para o correto funcionamento do sistema nervoso central. Encontramos principalmente em peixes, chia, linhaça, azeite de oliva. Se suplementado, importante verificar as quantidades de EPA e DHA (gorduras ômega-3). Por isso a variação tão grande de preço entre as marcas.
- Alimentos ricos em magnésio: folhosos verdes escuros, semente de abóbora, cacau ou chocolate 70%, castanhas, amêndoas, aveia.
- Alimentos ricos em vitamina C: potente antioxidante, presente principalmente nas frutas e legumes.
- Alimentos ricos em vitamina do complexo B: principalmente as B6, B9, B12. Fontes: peixes, carnes, feijões, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate, vegetais verdes e diversas frutas.
Da mesma forma como alguns tipos de comida podem auxiliar no combate à ansiedade, outros podem piorar os sintomas. Por isso, uma alimentação equilibrada pode ser essencial para quem sofre dessa condição. Veja que tipo de alimentos você deve evitar:
- Açúcar e doces em geral;
- Bebidas açucaradas, como sucos industrializados, refrigerantes e energéticos;
- Farinha branca, bolos, biscoitos, salgados e pães brancos;
- Cafeína, presente no café, chá mate, chá verde e chá preto;
- Bebidas alcoólicas;
- Cereais refinados, como arroz branco e macarrão branco;
- Gorduras ruins, como as encontradas em salsichas, linguiças, presunto, mortadela, peito de peru, biscoitos recheados, fast foods e comida pronta congelada.
A FUNSA junto a PREV SAÚDE tem uma excelente profissional para lhe atender.
MILENA NESPECA – NUTRICIONISTA
CRN3/SP – 22394